domingo, 28 de fevereiro de 2010

Fim de Semana na Lapónia - Parte 2/3

Consumada que estava a visita à cidade de Kemi e depois de um reconfortante lanche na casa da nossa colega Finlandesa, onde, diga-se de passagem, fomos recebidos como convidados de honra. Portanto, à Noora e à sua família um muito obrigado pela hospitalidade e pelo fantástico lanche que nos foi servido.
A tarde estava muito boa na companhia daquela afável e divertida família finlandesa mas, era tempo de nos "fazermos à "estrada", mais uma fez. Apanhamos o comboio com destino a Rovaniemi. Viagem durou cerca de 2 horas e surpreendentemente sem qualquer tipo de atrasos. Uma vez em Rovaniemi era tempo de procurar onde era a nossa pensão. De mapa na mão, mochila às costas parecíamos uns autênticos escuteiros à procura do trilho certo no meio da floresta. Parecíamos, obviamente não andávamos com aquelas meias ridículas. (Desculpem-me todos os escuteiros. É só para fazer piada, ou pelo menos para tentar. A todos os escuteiros um "Bem Haja").
Depois de uma caminhada não muito longa, diga-se, lá encontramos a tal pensão. Entramos, tivemos que fazer logo o pagamento, ainda assim não fugisse-mos sem pagar e instala-mo-nos nuns pequenos, mas eficientes, quartos, em que cujo o objectivo era única e exclusivamente passar a noite, logo qualquer tipo de luxo era supérfluo.
Bem depois um jantar no Macdonald´s mais a norte do mundo- sim é verdade, Rovaniemi tem o Macdonald´s mais a norte do mundo- seguimos satisfeitos para a nossa pensão.
Perto da uma da manha quando já pensávamos em dormir, o maluco do Nuno Duarte lembrou-se de ir pesquisar informações sobre Auroras Boreais em Rovaniemi. (Quem não souber o que é, faça uma pesquisa no Google ou na Wikipédia e ficará esclarecido sobre este fantástico fenómeno natural). Após tal pesquisa, descobrimos que em Rovaniemi a probabilidade de ver-mos a Aurora Boreal é enorme. Como oportunidades destas, provavelmente, só se têm uma vez na vida aventura-mo-nos nos -35º graus, (nunca façam isto...lol), e lá fomos nós a caminho de uma zona pouco iluminada da cidade.
Bem posso vos dizer que não vimos nada de extraordinário, apenas umas pequenas manchas, quase imperceptíveis no céu. Mas seguramente ainda teremos oportunidades de ver a Aurora Boreal aqui na Finlândia, se não for a Aurora que se seja e Felismina, ou a Maria das Dores, independentemente do nome, o que eu quero é ver esse espectáculo de luzes no céu.
Bem não vimos nada digno de registo, mas apanhamos um frio do caraças, -35ºgraus (!) é dose. Chegou ao ponto de não conseguir abrir um olho porque a pestana de baixo congelou à de cima, ou foi a de cima de congelou à de baixo? Bem, não interessa, o que conta é tinha o olho congelado, é uma situação um tanto ou quanto incomoda. Mesmo com 4 blusas, um casaco, 2 cachecóis, 2 gorros, 3 pares de calças, 3 pares de meias e 2 pares de luvas o frio entrava no corpo tanto como entram as bolas do Benfica na baliza dos adversários, por isso naquela noite era o verdadeiro IceMan.
Bem, depois de chegar a casa e depois de descongelar foi hora de dormir, porque o descanso era essencial, pois adivinhava-se uma longa maratona no dia seguinte.


(O Gui e o Nuno)


(Eu o Nuno e o Tiago na fase da passagem de estado liquido para estado sólido)


(A Aurora ainda quis dar um ar da sua graça mas ficou-se por isto. Pesquisem imagens para perceberem que isto não é mesmo nada)

2 comentários:

  1. Dinis man verifico que estas a ter um semestre daqueles! Tanta viagem pa e o trabalhinho nao se faz?lol
    Estou aqui escrevendo no termo do jogo do grande SCP que ganhou ao Porto (va deixem-me gabar um pouco que nao tenho tido grande oportunidade) e senti a frescura da vitoria finalmente...frescura?frio...frio?aqui faz frio...aqui faz frio?finlandia...fnlandia?Dinis...as saudades ca do pessoal sao bastantes,ate parece que o ar é gelido, mas a amizade nunca congela e derrete todo o pensamento negativo...va ja chega de lamechiches como é o heavy metal ai?lol
    Aprendi a mexer num blog e achei que era altura de te mandar umas lembranças. ALA UMA BIRRA
    Abraçao Jorge Gasalho

    ResponderEliminar
  2. Aquela viagem foi para desanuviar do trabalho imenso que temos tido. Não sei como me estou a aguentar...lol...é uma vida extremamente difícil esta minha. É verdade puderam a vangloriar-se com uma grande vitoria, muitos parabéns e obrigado, essa vitoria do SCP da muito jeito ao SLB.
    Quanto às saudades e roçando a lamechisse, dizer que nem todo o frio e gelo e distancia do mundo congelaria a amizade que nos une. Isto tá a passar muito rápido, mais cedo ou mais tarde estou aí a contar a minha aventura por terras nórdicas e beber umas birras portuguesas que tanta falta fazem.
    O heavy metal por aqui é bem pesado e tem muitos apoiantes, mas como sabes não é bem a minha onde.

    Bem assim me vou....

    Grande abraço. ALÁ UMA BIRRA!

    ResponderEliminar